domingo, 2 de maio de 2010

colunas

Já li mais de dez livros e ainda assim não encontrei as respostas todas. Sei que no Japão há cinco estações em vez de quatro, sei de ruas debaixo de ruas que são canos e vão dar ao lugar mais óbvio de todos. Sei como se chamam os peixes que gostam de lodo. Aprendi até quantas portas é preciso atravessar para chegar a um outro  qualquer lado, porventura inexistente.

Já li mais de dez livros, é verdade. Mas nenhum deles falava de um barulho em forma de vai.vem na ponte.cor.sangue.de.boi, nem dos personagens sinistros que se passeiam em tabuleiros de xadrez. Talvez tenha falhado algum, mas nesses mais de dez também não aprendi nada acerca de barcos com velas palito e gaivotas suspensas no ar.

Talvez tenha lido os livros errados. Mas foram mais de dez. Pergunto-me como é que em nenhum deles se descreve o porquê de a lua sorrir para uma nuvem ou, até mesmo, da inaudita vontade própria de um rádio. 

Mais de dez, não sei quantos foram, concerteza mais de dez...

2 comentários:

Anónimo disse...

Até podiam ter sido mais de 1000, mais de um milhão... porque nem tudo vem nos livros... porque há coisas que não se explicam em lado nenhum... só as sabemos quando as vemos, quando as sentimos, quando acontecem ali mesmo ao nosso lado... porque há livros mais interessantes que os livros que se lêem :)

(e talvez possa mesmo ser mágica também...)

C. disse...

tenho mais de 10 livros para ler. o último ficou guardado numa gaveta da memória e o anterior a esse está em mãos amigas para ser devorado. não me recordo da última vez que vibrei com uma resposta. entretanto esqueci-me do que vinha dizer. apetecia-me muito dizer qualquer coisa ao vazio. não sei bem o quê. nenhuma destas palavras faz sentido. bem sei.
neste quarto existem biblias, livros de clarividência e esoterismos que tal, poemas antigos, albuns de fotografias a negro&branco, livros que se desfazem nas mãos e deixam a pele áspera, escalei as estantes até à maçã.
não entendo rigorosamente nada do agora. e é apenas o que há. dou-me por (in)satisfeita com tudo isto.

e agora vou-me calar.

Enviar um comentário