sábado, 15 de outubro de 2005

Baco & Companhia

Ontem de manhã, ainda meio a dormir e, também, com toda a paciência do mundo, fui abordado por duas senhoras idosas cujos tempos livres são ocupados, pelo que me pareceu, a tentar fazer as pessoas acreditar no que está escrito no livro mais vendido do mundo. A Biblia, segundo elas.

Dez minutos de conversa e pus-me a pensar em tudo aquilo que elas me tinham dito. Pensei, pensei e acho que talvez devêssemos regredir um pouco no tempo e passar a acreditar nos deuses de Roma (ou  da Grécia, como preferirem). Para mim, o objectivo de toda e qualquer religião é nada mais do que dar uma hipotética segurança às pessoas que nela acreditam. No caso da "minha" disseram-me que existe um deus que cuida de nós e que não castiga, e, em último caso, julga para depois perdoar. Ora, pelo que vejo as pessoas culpam o "nosso" deus por tudo... Será justo?

Não querendo discutir verdades ou mentiras, muito menos crenças, acho que neste campo os Romanos eram muito mais evoluídos. Para cada função existia um deus, como agora temos ministros. Apesar de estarem todos ligados e pedirem favores uns aos outros cada um tratava da sua pasta.

Nestas coisas sempre adorei o Baco, e apesar de já quase ninguém falar nele eu acho que anda por ai. Com uma pequena condicionante, aparece mais vezes de noite. Mas quando aparece faz-se notar. Normalmente vem acompanhado por Vénus, as coisas ficam sempre mais bonitas... Não sei se existia algum Deus da verdade, mas se o houve, também acompanha os outros dois. E mais interessante é quando os outros são tomados por Baco, e por momentos o mundo tal como o conheciamos dá uma volta e a partir daí nada fica igual.

Uma das coisas que não entendo é por que é que há pessoas que precisam de beber para dizer certas coisas, ou para agir de certa maneira. Mas ainda bem que Ele anda por ai. Quero desejar-Lhe boa sorte, pois vai ter muito trabalho esta latada...

5 comentários:

Taina disse...

E viva o deus do vinho.... pena é eu n gostar de vinho... e como n tomo o santo remédio há sempre coisas q n digo ou faço.
Confesso que me assusta um pouco ficar sob o comando do Baco e não sob o meu....manias...

Concerteza irá ter mt q fazer.... não fosse o facto de ser linha de pensamento comum a de só nos podermos divertir com mt bebida à mistura.... eu vou discordando quietinha:)

Shootingstar disse...

Xiii... uma semana antes e tinha aproveitado este texto para os meus alunos pois andei a falar de Baco e outros deuses e, como é óbvio, eles nunca mais se esqueceram do Baco.

Wakewinha disse...

LOLOLOL

Sendo tu de Coimbra, não podias prestar homenagem a mais nenhum Deus! Sempre que aí vou a alguma festa académica é Baco quem mais conduz as almas dos estudantes de copo de cerveja na mão! ;)

A Vénus vem sempre quando estão com um copinho a mais, e de manhã quando acordam perguntam: o que terá feito este pesadelo que se deita ao meu lado à deusa que trouxe para casa na noite passada?

É assim, ou não é? =P

Danni disse...

Acho que vai haver Concilio dos Deuses dia 18... se é que me entendes!!! LOL ;-) Jinhos

Heavenlight disse...

Pois é; a verdadeira religião é aquela que não se compra... é um acreditar que nasce connosco e que não se apregoa à espera de ganhar adeptos. Mas isso é a minha visão pessoal.
Quanto à mitologia... por um lado tens razão... na Grécia e Roma as coisas estavam mais organizadas em termos de fé... mas o fanatismo também era uma constante.
Quanto ao vinho... venha ele!

Enviar um comentário