quarta-feira, 12 de abril de 2006

Mergulho

O louco chegou e desceu a rampa que só pára no rio. Ignorou todos aqueles porque passou lá em cima, umas dezenas que esperavam outros tantos autocarros. Com o olhar alucinado, despiu-se e atirou-se ao rio.

Mostrando um sorriso de orelha a orelha gritava bem alto para toda a gente ouvir, toda a gente mais o seu amigo imaginário. E dizia "vês que sei nadar?", e gritava enquanto esbracejava para chegar à margem. Vira-se de costas "vês que sei nadar?", deu aos braços e lá chegou à rampa de onde se tinha atirado.

As pessoas lá de cima comentavam entre elas coisas como "pobre coitado" e "ai meu Deus"... Enquanto isso o homem pôe-se de pé, pega na roupa que tinha pendurado num ramo que por ali estava e veste-se, tudo isto com muito esforço já se vê. Foi nesta altura que a menina de 7 anos que viu todo aqule espéctáculo pergunta"Senhor! Está fria? Está fria a água". "Ai meu Deus", ia-se dizendo por lá.

"Não, está boa", respondeu o homem, louco, bêbedo e sem-abrigo. À sua maneira o louco estava feliz, com que direito se pode criticar a maneira que cada um usa para ser um pouco mais feliz? Também a menina tinha vontade de mergulhar!

6 comentários:

mariannegreen disse...

Esta tua frase merece um prémio - "... com que direito se pode criticar a maneira que cada um usa para ser um pouco mais feliz?..." Mais uma vez, estou de acordo.

Marianne

Bruno disse...

Belo texto! ;)

Wakewinha disse...

Não se tem! Os que criticam são (coincidentemente?) os que nunca encontram tempo para serem felizes eles mesmos!!! ;)

Beijito e votos de uma feliz Páscoa... vegetariana!

marisa disse...

A loucura equivale a liberdade! Ninguém questiona as atitudes ou comportamentos de um louco, por isso mesmo, porque é louco! Pode fazer o que quiser... já está rotulado! As "pessoas normais" não...continuam condicionadas (e infelizes muitas vezes!). Loucura (q.b) é o ideal!
Marisa

Heavenlight disse...

Concordo com os comentários acima. Ser louco? E o que é ser normal? Viver aprisionado em regras e dentro de si próprio? Poder dançar à chuva, tomar banho numa fonte pública, dar um grito em plena rua... sermos aquilo que queremos ser... se é loucura, então bem hajam os loucos!

APC disse...

Apareci por aqui não sei como.
Li umas coisas e gostei.
Depois parei neste post e concluí que não me ficaria pelo gostar, teria que to dizer.
Eu, que não raras vezes estranho o facto de alguns (mas só alguns, atenção!) bloguistas com idade para serem meus pais acharem que não vale de muito atentar nos blogs dos "mai novitos" (que "não sabem..."), dei por mim a pensar também: - "hum... 22 anitos?..." ;-) Mas depois obriguei-me a seguir a minha prória lição. E olha só o que eu encontrei: belíssimos textos!
Este então, 'uma pérola :-)
Parabéns!

Enviar um comentário