sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Vai um copinho de água?

Vi hoje na televisão, penso que na rtp, algo que me deixou um pouco (mais) pensativo. Pelo o que era dito a àgua potável, tal como a conhecemos, durará apenas mais 50 anos.

Isto, penso eu, baseado em estudos que têm como base os consumos actuais. Cada um de nós consome cerca de 250 litros de àgua por dia, sendo que, de todo esse liquido apenas bebemos 2 litros no máximo.

Onde gastamos o resto? A tomar banho, lavar mãos e dentes? Seja como for, é muito, e não adianta andarem a dizer-nos que é preciso poupar, enquanto as rotundas são regadas ás 4 da tarde, e o desperdicio por parte das autarquias é mais do que muito.

Como se viver sem àgua já não fosse um grande fardo, li também a semana passada no Público que ao ritmo de producão (e de gasto) actual, as reservas de petróleo acabarão dentro de 45 anos.

Um barril, é quanto consome em média uma familia deste rectângulo à beira mar plantado. Ora, pelas minhas contas uma familia da terra do macaquinho Bush, com carros de 2500 de cilindrada e gasolina ao preço da chuva deverá gastar um puco mais...

Tentei imaginar o mundo daqui a 50 anos. Não consegui.

6 comentários:

Taina disse...

Não consegues tu nem ninguém da nossa idade. E o mal, é que quem manda actualmente não estará aqui daqui a 50 anos, daí não partilharem a mesma preocupação que nós que, em principio, ainda vamos andar cá algum tempo...

Não falemos tb sequer do efeito estufa, aumento da temperatura e dos niveis do mar....
Parece que se não conseguirmos ver, não acontece... e infelizmente não é assim...

Patty* disse...

Uma ótima semana pra vc!!!
Beijo grande...

leonor costa disse...

Ah, mas não é só isso! Não te esqueças de que as vacas estão loucas, os peixes têm mercúrio, as batatas têm bicho, as galinhas têm hormonas, o porco não toma banho, as frutas têm lagarta, o mar tem algas tóxicas, o buraco do ozono cada vez esta maior, o calor vem fora de tempo, o tempo está incerto, o sol está perigoso, o inverno vai ser rigoroso.........

Porra! preciso bem mais do que um copinho de água porque vou virar CAMELA e tenho de me abastecer para atravessar este DESERTO!!!

Dumb disse...

Vamos morrer todos queimadinhos......

maria disse...

uhm...

pois é... como será?
Convém começar já (porque ontem já seria tarde demais...) a fazer qualquer coisinha, não?!

Leonor disse...

ola
ha vinte anos mais ou menos li um livro de ficção cientifica impressionante em que falava da importancia da agua. depois desse livro passei a olhar a agua com outros olhos e a sentir-lhe o sabor.

abraço da leonor

queres saber qual é o livro?

Enviar um comentário