sábado, 10 de dezembro de 2005

Natal

O Natal cada vez mais me diz menos. Na minha família nunca houve o acto de reunião, por isso as noites de Natal para mim não são mais do que as outras. Acredito que em tempos pudesse partilhar um pouco do espírito que se vive nesta altura, até perceber que estar alegre por uma época é ser demasiado hipócrita.

E que dizer da enorme solidariedade do nosso povo que vê mendigos na rua, de mão estendida, dia após dia, a implorar por uma pequena moeda, ou um bocado de comida -já experimentaram oferecer? – e que nesta altura logo se apressa a encher os sacos do banco alimentar para fazer ver ao vizinho da caixa ao lado. E dos velhos brinquedos oferecidos ás crianças que nada têm. Quem tem nada o pouco agradece, mas dar restos tem muito pouco de partilha…

Nem queria falar do gajo das barbas que aparece em todas as esquinas, pois irrita-me profundamente, mais aqueles que andam com os barretes comprados numa qualquer loja chinesa. Também acho graça aos outros que afirmam não acreditar em nenhum tipo de Deus e que embarcam nesta ridícula onda de consumismo. Gostava de saber o que celebram eles nesta altura.

Este Natal vai ser passado, como sempre, em casa sentado no sofá com os pés à lareira, então depois da meia-noite lá estarei ansioso a contar os dias para a passagem de ano.

5 comentários:

Shootingstar disse...

É engraçado, preparo-me eu para ir ao blog colocar um texto sobre o Natal e depois vejo o teu... partilho em parte o que dizes. Tornou-se uma época totalmente consumista... infelizmente. A minha família reunia-se sempre, mas desde que o meu avô morreu tem sido outro sentido nesta época. Era muito bom estarmos todos reunidos... mas de qualquer forma e apesar de não o fazermos no Natal, fazemo-lo várias vezes por ano por isso acabo por sentir esse calor natalício da união... Também acabo por ser das tais pessoas que passeiam com os barretes natalícios, mas eu tento fazer de todos os dias o Natal e, sempre que posso ajudo, e sinto-me extremamente bem a fazê-lo. Não ajudo só para dizer que ajudo. Acho sim muito mau quem diz que nesta época é que se deve ajudar pois deve ajudar-se todos os dias... bem, acho que acabei por colocar um post confuso, mas o teu texto deu-me realmente muito em que pensar...

Tenho pena que nunca tenhas celebrado a união da família, eu sim e é muito bom e espero um dia ter uma minha e filhos a quem ensinar que o mais bonito do Natal é vermos os brilhos das luzes e enfeites por detrás das pessoas que fazem boas acções todos os dias...

Um bjinho, Merry Xmas

Carla

Taina disse...

E o ano novo? que tem esse dia de tão especial?
Uma das coisas que me irrita no ano novo é q temos de tar contentes e ficar eufóricos com as 12 badaladas (n comento sequer 99/00).... e qt mais pressão sinto para TER de me divertir, menos o faço.

Qt ao natal... tempos houve em que delirava, significava que a minha pequena familia se juntava, tinha comida que adorava para o jantar, via um filme português e dps vinham as prendas. De manhã bem cedo, eu e a minha sis já estávamos no chão de um dos quartos a testar os novos jogos.

Hj em dia já n tenho a familia toda junta, e isso torna-o mais doloroso. Já não me diz tanto. Nas familias grandes há sempre alguns pequenotes que emprestam o seu fascinio e alegria à noite.... eu sou a mais nova da familia... por isso já se vê. Reconheço o consumismo, mas tenho gosto em oferecer prendas às pessoas de quem gosto (não quer dizer q n o faça durante o ano).
Significado religioso? Para mim n tem. Tem significado familiar.

leonor costa disse...

Penso como tu e detesto esta quadra pelo que ela tem de falso e consumismo. Brinca-se à caridadezinha, são todos sorrisos simpáticos e no resto do ano é o que nós sabemos.Só tenho saudades da idade da inocência em que não me apercebia de nada. Agora só queria hibernar para não ver nem sentir...

Leonor disse...

tambem nao gosto embora na escola eu fomente a fantasia dos miudos em relaçao ao pai natal. hipocrisia? nao. mais tarde ou mais cedo eles vao fazer o luto mas nao precisam de o fazer tao cedo.
tambem nao acho que o dia 31 seja especial. e tambem uma grande seca. o que e bom e começar o ano e ir por ai fora ate a primavera,ver crescer os dias e senti-los mais quentinhos a cada dia que passa.

abraço da leonoreta

maresia disse...

tem piada, as vivências de cada um...

eu detesto o natal, detesto, detesto, detesto.

sempre tive uma mesa de mais de 30 pessoas, pai natal, primos, brincadeiras, festa, amor, reunião, união, menino jesus, presépio vivo, missa, bolos... tudo o que vem nos livros! e eu, sempre me escondi atrás do aparador da sala de jantar da casa da minha avó.

Enviar um comentário