quinta-feira, 11 de maio de 2006

As pessoas são más

(Porque há sempre um dia que torna tudo simples, tão simples)

As pessoas são más. As pessoas são más e não querem ser boas. Dia após dia dou por mim a viver num mundo onde o ridículo se sobrepõe a tudo e todos. Em todo o lado, em tudo o que estou metido, em tudo o que vejo e participo ninguém quer fazer nada. Ou melhor não se importam de fazer desde que não tomem decisões. As pessoas de hoje preferem ser paus mandados do que assumir responsabilidades. Não há acção, não se pensa só se critica. E essas pessoas que não mexem uma palha são sempre as primeiras a criticar. Num mundo onde se esqueceu tudo o que é verdadeiramente importante por causa de umas moedas, sim porque hoje só o dinheiro comanda as pessoas, nesse mundo eu vejo muitas portas serem abertas à custa de um sorriso. É estranho para mim ver que o “Bom dia” já não é usado, é também estranho ver que cada vez mais um “Obrigado” teima em sair. As pessoas de hoje não existem, ou se existem escondem-se atrás de máscaras. Não falam a verdade sem beberem primeiro uns copos, porque não confiam em ninguém, e talvez não confiem porque ninguém pode confiar nelas. As pessoas não estão dispostas a mudar um bocadinho o fio da sua vida para ajudar alguém. Não perdem nem dez minutos do seu precioso tempo para dar uma mão. Esse tempo que depois é gasto a fazer coisas completamente fúteis. Fúteis porque não lhes dão prazer, mas sim reconhecimento. O fazer por fazer está instalado neste tempo. E eu não suporto isto. E continuo a tentar lutar contra a corrente, o que não é bom pois fico cansado e sem forças para fazer o que queria como queria. As pessoas podem mesmo deixar morrer as outras porque não abrem os olhos. Em vez de olhar para dentro, olham apenas para fora. E não sentem, não pressentem nada. Qualquer dia hão-de acordar, olhar para o lado e não encontrar ninguém. Mas as moedas estarão sempre na caixa.

Vi nesta queima, numa noite feita manhã, uma pessoa ser abandonada à sua sorte. Fiz o que podia, mas pude pouco. Falhei. “As pessoas não prestam”, dizia ela."Tens razão", disse eu.

7 comentários:

Taina disse...

Como eu concordo.... :\

Ps: não ficou marca sequer por isso n precisei do saco de gelo ;)

Ervilha Maravilha disse...

Talvez as pessoas não sejam assim tão más... talvez só precisem que lhes expliquem, ou que as ensinem a serem boas!!!
Às vezes o que não é absolutamente óbvio é esquecido na pressa do dia-a-dia!

Anyway, o teu post está de ujma pureza incrível*

kathy disse...

Sabes... eu tb concordo mt com a mensagem deste post. As pessoas sao mas, e nao gostam de mover uma palha pelas outras.
Eu pensei que tinha uma melhor amiga ate ao dia em que o meu pai faleceu e ela preferiu continuar a passear na cidade sem me prestar qualquer tipo de apoio. E o pior e que ainda se acha com razao...
Isto fez me acreditar que tal como o meu pai, ela e mais pessoas também morreram para mim naquele dia...

maresia disse...

:(

Heavenlight disse...

As pessoas são más, fúteis e egoístas. Muitas vezes em alturas de crise reparamos que os nossos verdadeiros amigos são aqueles que nem sabíamos que o eram, enquanto os supostos melhores amigos cagam para nós e nos abandonam quando mais precisamos deles. è assim a vida... mas é triste.

Marisa disse...

Nos dias k correm a bondade é muitas vezes confudida com ingenuidade e até estupidez, porque quem se safa (a qualquer custo) é k é esperto. Contudo, ainda acredito k as pessoas são boas, porque nos verdadeiros momentos de necessidade sempre pude contar com as pessoas que me rodeiam. Sorte?! Não sei, mas ainda tenho fé nas pessoas!E acredito que na vida tudo tem um retorno...

Marta Campos disse...

Chorei até me secar a alma... gritei ao mundo que queria morrer so porque durante dias, meses, anos dei a camisa e andei a passar frio... quando precisei d um abraço que me aquecesse o espírito, gritaram ao mesmo ritmo que gritava o meu coração em sofrimento... n perceberam... mas naquele dia em que tudo foi escuro e triste encontrei-me, encontrei os amigos... as pessoas que são más continuam lá, achando-se perfeitas e intocáveis... mas são tão vazias que é pena o que sinto olhando para elas... mas neste viver intensamente que me fez perceber tanta coisa, percebi também que há os bons... aqueles que merecem o sorriso do senhor da loja e há os senhores da loja e há aqueles que olham e veêm, aqueles a quem vale a pena dar as palavras confiantes que não precisam de alcool para nascer... aqueles que te abraçam porque sabem que é a única coisa que precisas... "vale sempre a pena quando a alma não é pequena" e ainda há almas que se deixam preencher por bons sorrisos, boas palavras, pelo sabor do que é viver verdadeiramente...

Enviar um comentário